31-07-2013, 12:07
Citar:![]()
Cão atropelado deixado a sofrer na rua durante horas
Um cão sofreu em agonia, durante horas, ontem de manhã, em Francelos, Vila Nova de Gaia, após ter sido atropelado durante a noite. O Centro de Recuperação Animal municipal foi várias vezes alertado, mas respondeu que só lá poderia ir à tarde. Uma veterinária local teve pena do cão e, por conta própria, procedeu à eutanásia.
![]()
"Às 10 horas telefonei para o Centro e eles disseram que já tinham sido contactados e que só o podiam ir buscar às 14", conta Ana Margarida Silva, da Clínica Veterinária de Francelos, que tinha sido alertada por uma moradora. "Fui à Travessa da Junqueira. O São Bernardo estava moribundo e literalmente a ser comido por moscas e formigas. Sou veterinária há 12 anos e nunca me vou esquecer do que vi", confessa. Por isso, decidiu, ela própria, acabar com o sofrimento do cão.
Pelas 12 horas, um funcionário do Centro de Recuperação chegou ao local para recolher o cadáver. E teve de vir acompanhado de trabalhadores da empresa SUMA porque o outro funcionário do Centro estaria de férias.
Porém, mesmo que chegasse a tempo e o cão pudesse ser tratado, não haveria ninguém para o salvar, pois a única veterinária do Centro está igualmente de férias. "Acho inqualificável que um concelho desta dimensão só tenha um veterinário e tenha de contar com o veterinário de Santa Maria da Feira para o substituir", critica Ana Margarida. A indignação da veterinária é ainda maior pois reconhece "o bom trabalho que o Centro faz na adoção. É dos que melhor a praticam". Todavia, como, ontem, constatou, "neste aspeto é um descalabro".
O JN tentou obter esclarecimentos junto da Câmara de Gaia, mas até ao fecho da edição tal não foi possível.
Filhos da puta!
"Azul, branca, indomável, imortal, como não pôr no Porto uma esperança se "daqui houve nome Portugal"?"