A 1ª mão estava agendada a 5 de Dezembro em casa do Boca. Estávamos com muitos jogos nas pernas, a equipa já acusava bastante cansaço e tentei ao máximo proteger os meus melhores jogadores para este jogo. Muita rotação no plantel para estarem fresquinhos para estes dois grande jogos. Boca era, claramente, o favorito e mesmo eu assumi isso na conferência de imprensa, esperávamos fazer uma pequena surpresa e levar o troféu que o clube já conquistou em 2011.
O jogo começou logo mal para nós, aos três minutos já perdíamos com golo de Nicolás Blandi e pior início não podíamos ter no encontro. Aos 12' minutos já levávamos dois golos e comecei logo a temer o pior, já imaginava levar um cabaz para casa. Felizmente, a equipa conseguiu acalmar-se e conseguiu já travar as investidas dos argentinos. Logo a seguir ao intervalo conseguimos reduzir por Javier Aguillar e já nos dava algum alento para o resto do jogo. O Boca foi controlando o resto do jogo e foi com naturalidade que chegou ao 3-1 por Aguirre. Rematámos quase tanto como o Boca, mas não criámos real perigo ao contrário do adversário. Estávamos num situação complicada, mas confiava muito nesta equipa.
Taça Sul Americana @ vs. Boca Juniors - 2ª mão
O jogo da 2ª mão esperava-se muito, mas muito intenso. Tantos os adeptos, os jogadores estavam muito nervosos, eu também, mas não queria passar esse nervosismo para os meus jogadores, se não eles piravam da cabeça e não queria que isso acontece. Pensei muito na estratégia a adoptar neste jogo. Pensei logo começar em 4x2x4, não tinha nada a perder e tínhamos que chegar o mais rápido possível ao golo, mas por outro lado, as debilidades defensivas iriam ser mais evidentes e os argentinos podiam matar a eliminatória. Tive muito trabalho na preparação para este jogo, optei por começar no sistema habitual 4x1x4x1 e ver o que se sucedia.
A 1ª parte foi um massacre total. Um vendaval ofensivo que o Boca levou de nós, mas o golo não apareceu. Falhámos muito à frente da baliza, o Ragusa parece que quando chega a estes momentos desaparece do jogo, falhou tanto que já metia nojo. Ao intervalo, não havia escolha, 4x2x4 com Rivera e Ragusa na frente de ataque e fé em deus. Aos 54 minutos Aguillar mete a baliza dentro da baliza e a esperança ia aumentado. Fomos carregando até mais não e fomos recompensados quando Jason Silva num remate fora de área marca o golo do empate, dei numa de Guardiola a correr pelo campo como um jogador de futebol.
Depois os penaltys foram intensos, muito intensos. Ragusa falhou a primeira grande penalidade, que novidade, mas depois não falhámos mais nenhuma e o Boca falhou duas e somos campeões da Taça Sul Americana! Fantástico, não esperava nada disto de vencer esta competição, é excelente.
Próxima actualização estatísticas do plantel e o meu futuro.
MiguelTrigueiros, post: 103670, member: 43 Escreveu:Quando vi a primeira mão pensei q tivesses ido com os porcos, depois é que me lembrei que era a duas mãos :lool:
Parabéns, agora segue-se a Europa
Vou ficar na América do Sul mais uns tempos. :p Em princípio Argentina.
João Pimenta, post: 103716, member: 2535 Escreveu:Muito bom
Acabada a minha 2ª época no Nacional, eis que apresento uma análise ao plantel, a contribuição que os jogadores deram por todo o campeonato, taça e prova continental como é a Taça Sul Americana e em que conseguimos conquistar 2 de 3 competições que participámos esta época.
Jordi com o passar da época foi o único guarda-redes do plantel. O suplente rescindiu contrato e quis sair do clube e por isso ficou um jogador das reservas ou das camadas jovens como seu substituto. Não foi preciso guarda-redes suplente já que Jordi fez os jogos todos e fez com grande qualidade. Nada contra ele, excelente guarda-redes, de vez em quando falhava como toda a gente, mas foi exemplar durante toda a época.
Na defesa, o quarteto mais usado foi Sepúlveda - Suazo - Suazo - Wendell, não é uma defesa de topo, mas é muito bom coletivamente e isso foi fundamental para que esta funcionasse. Suazo é um jovem central que vai ser o patrão da selecção chilena, não tenho qualquer dúvida, jogador de apenas 20 anos. Vergara também é excelente e os dois formavam uma muralha no centro da defesa. Nas laterais, gosto muito dos dois, não são estrelas, mas não os trocava por ninguém, dão tudo em campo, têm qualidade, que mais podia pedir.
No miolo, muita rotação entre todos os jogadores do meio-campo. Na posição de médio defensivo Márquez foi o mais utilizado e com grande qualidade, excelente jogador, nada a dizer sobre ele, é o patrão do meio-campo muito devido também à sua experiência, já tem 27/28 anos, está no auge da sua carreira. Há frente dele muitas opções sendo Schmidt e Aguillar os melhores, que jogadores fantásticos, marcam muitos golos, assistem fazem a equipa jogar, jogadores de grande nível. Nas alas, Fuente foi dos melhores do plantel, grande época do jogador que vai-se embora em Janeiro. Varas jogou um pouco menos mas esteve em grande também, o jovem. Na esquerda, saiu Jopia, Jason Silva substituiu de forma perfeita, o jogador talismã que nos deu o empate na eliminatória na final diante do Boca, excelente jogador, boa época.
Na frente de ataque, os números falam por si. Ragusa com 42 golos e 10 assistência. Às vezes zango-me com ele porque desaparece muita vez nos jogos importante, mas é um ponta de lança fantástico e merece outros vôos, nomeadamente ir para a Europa, onde já tem muitos clubes interessados nele.
Acabei por sair do clube, não renovei contrato com o clube.
Citar:
Treinador do Universidad do Chile sai Marcelo González, campeão Chileno, não renovou contrato com o clube do Nacional
Marcelo González, treinador que esteve no Universidad do Chile durante as últimas duas temporadas, saiu após ter recusado o convite de renovação de contrato por parte da direcção do clube. Logo após à final da Taça do Chile em que a sua equipa perdeu nos penaltys diante do Everton (CHI), o treinador mandou reunir todo o grupo, staff, direcção, para comunicar a sua saída e no dia seguinte, primeiro dia de 2019, sai oficialmente.
Marcelo, que veio do Magallanes há duas temporadas atrás, venceu no Universidad do Chile o Torneio Apertura, Torneio Clausura e a Taça Sul Americana tendo apenas a Taça do Chile ficado, mas essa também já a venceu ao serviço do Magallanes há três anos atrás. Para além deste palmarés, ainda tem a conquista da 2ª divisão Chilena.
O futuro de Marcelo vai permanecer na América do Sul. Deverá passar pela Argentina, o treinador já tem recebido contatos por parte de um clube em particular, não é nenhum colosso do futebol Argentino, equipa média em que ele quer ter um bom projeto para trabalhar. Veremos em clube irá.
Continuo na América do Sul, mas mudo de país, nomeadamente para a Argentina, considerada a melhor liga da América do Sul juntamente com o Brasil. Já tenho uma reputação alta devido ao trabalho realizado em anos anteriores, por isso, já dá para estar nas melhores ligas cá do continente. O campeonato já acabou, por isso, posso preparar a nova época com muita tranquilidade.
A Argentina não é muito diferente do Chile, muita confusão, adeptos muito fervorosos, mas estes ainda são mais do que se encontram no país anterior em que estive, por isso, não tinha quaisquer problemas em me adaptar por cá.
O clube escolhido foi o Godoy Cruz, equipa que não é muita conhecida dos fãs do futebol na Europa. A apresentação ao clube foi muito calma, os media e os adeptos ficaram muito satisfeitos pela minha escolha para treinar o clube, a minha língua é Argentina, por isso, não tive problemas em responder a todas as perguntas que a comunicação social fazia.
O porquê da escolha deste clube? Tentei vários clubes como o Newell's Old Boys, Cruzeiro, Palmeiras, Lanus, mas nenhum destes clubes me quis e surgiu o convite deste clube que é meio da tabela e é um bom clube para se ter um bom projeto, pretendo elevar o nome deste clube e tenho as condições ideias para isso. Acaba por ser a melhor opção, ir para um clube modesto, simples e sem grandes pressões para obter excelentes resultados embora tivesse bastante pressão no Universidad do Chile para conquistar o campeonato, os clubes de topo da Argentina são muito mais impacientes e despedem treinadores às vezes por nada, por isso, ainda não quero arriscar. O Godoy ficou em 18º lugar na tabela final do ano passado.
As expectativas não são muito altas, apenas conseguir um lugar a meio da tabela
Godoy Cruz @ Plantel
O clube, como podem ver, é muito, mas muito curto. Conta com uns incríveis 16 jogadores o que é muito pouco. Muito trabalho que vou ter nesta pré-época e essa é a coisa boa. O campeonato já acabou, por isso, vou-me conseguir preparar da melhor maneira para a época que aí se adivinha. Não vão sair muitos jogadores, os jogadores que tenho até são bastante bons jogadores e vou-me certificar que entra ainda mais qualidade para o plantel.
É muito difícil que dizer que tática que irei utilizar dado os poucos jogadores que tenho, talvez mantenho o 4x1x4x1 do Universidad do Chile, mas ainda vou ter que pensar muito bem nisto.
Godoy Cruz @ Finanças
As finanças estão mais ou menos controlados, apesar de ter ali números negativos. Vou tentar não gastar muito dinheiro, as condições financeiras são razoáveis, por isso, não me posso exceder quanto toca a reforços.