19-08-2013, 18:08
Estava tudo visto, quer de instalações, conheci tudo o que o clube tinha para conhecer, visitei quase todo o país basco e fiquei encantado com tudo isto, é uma cultura fantástico, os adeptos adoram o futebol, espero ficar aqui pelo menos uns 3 anos, era o ideal, quando me reformar venho viver para aqui, não haja dúvidas. Agora a falar de futebol, estava com algumas dúvidas sobre que formação iria utilizar para este Athletic. Para o início, utilizei a tática que utilizava na América o 4x1x4x1, queria ver se funcionava, por um tempo sim, mas depois vi logo que tinha de mudar a táctica, mas isso fica lá para a frente. Tinha que melhorar o Athletic no campeonato e na Liga Europa, mas nesta 2ª se vencesse os dois jogos restantes, qualificava-mos para fase seguinte.
Athletic Club | Novembro, Dezembro e Janeiro
Dezembro começou de forma fantástica, fomos à Rússia defrontar o Lokomotiv de Moscovo e uma vitória garantia a qualificação para a próxima fase da prova. Fizemos um jogo magnífico, vitória por 5x1, golos de Merino (3), De Marcos e Royo, jogo excelente da minha equipa, humilhámos por completo os russos e passámos para a próxima fase com 12 pontos, 4 vitórias e 2 derrotas. No campeonato, a coisa não correu bem e foi a partir daqui que comecei a questionar o 4x1x4x1. Apenas uma vitória, 2-1 em casa do Deportivo da Corunha, jogo sofrido, mas que deu para vencer. Depois, empate no derby da Real Sociedad num jogo mau da minha equipa em que devíamos ter perdido e uma derrota em casa diante do Atlético de Madrid num jogo paupérrimo dos meus jogadores, Martín marcou o golo de honra. O único dado positivo, foi a reviravolta fantástica na 5ª eliminatória da Taça do Rei. Defrontámos o Valência e a 1ª mão foi no Mestalla, fizemos um jogo mauzinho e perdemos de forma justa por 2x0. Na 2ª mão, jogo fantástico, 3-0 com Royo, Merino e Iturraspe. Estávamos nos Quartos de Final.
O mês de Janeiro em termos de campeonato foi horrível, perdemos todos os jogos e deixei-me de vez do 4x1x4x1 e passei ao 4x3x3 após muito tempo, já não o usava desde o Magallanes. Para a Taça fomos enormes, esmagámos por completo o Sporting de Gijón por 6x0, Susaeta, Iturraspe (2), San José, Ramalho e Rojo fizeram os golos. Na 2ª mão, empate a 0, jogámos a meio gás. O melhor veio nas Meias-Finais, calhou-nos o super Barcelona e na 1ª mão perdemos por 1-0, mas na 2ª mão, mãezinha, 4 batatas no Barça, num jogo arrasador por parte da nossa parte, foi lindo! Vamos enfrentar o Bétis na final.
Liga BBVA | Classificação
Liga Europa | Classificação
