02-05-2012, 21:05
Para quem quiser, "fiz" um tutorial (Pus "fiz" porque copiei algumas partes de outros tutoriais presentes no site oficial)
CAR SETUP
Aqui têm a parte mais fulcral do jogo. Nisto é que decide o bom carro que vocês têm.
Eu faço de duas maneiras: ou faço load do meu adversário, se ele estiver bem classificado ou faço o meu.
Ao fazer o meu, tenho de ir a Engineer’s Advice.
Naquelas letrinhas, ele têm a dizer o ponto ideal ao qual as merdas têm de estar.
Passo a explicar:
Se ele disser lower, less, softer ou looser, vocês metem logo, imediatamente 25 na barrinha
Se ele disser médium, vocês metem logo 50 na barrinha
Se ele disser high, harder, stiffer, more, longer ou aft, vocês metem logo 75 na barrinha.
Mas não pensem que aí o carro fica no ponto. Vocês têm de acertar o carro.
Vai aparecer uma cena rosinha por debaixo das barrinhas. Das duas uma:
- Ou diz increase, onde aí tens de subir a barra (eu subo 8 valores)
- Ou diz decrease, onde aí tens de diminuir a barra (eu desço 8 valores).
Tens OBRIGATORIAMENTE de ficar dentro do “lo” e do “hi”. Ao atingires o valor certo, vai te aparecer em baixo a dizer “spot on!”
Para ires descobrindo os valores, tens de ir fazendo voltas. E que pneus usar?
PNEUS A USAR DURANTE AS PRACTICES
Eu, nas primeiras voltas, uso sempre o composto 2.4 e 2.3 de Hard Slicks. Como temos umas 9, 10 voltas, uso cada composto 4 voltos. Depois nas 2 voltas finais, uso o composto 1.4 Soft Slick.
CAR SETUP (CHUVA)
Basicamente, fazes tudo como se tivesses a correr no seco, mas com chuva, no Engineer’s Advice, vai te aparecer uma info especial com certos valores que tens de aumentar ou diminuir (vão te aparecer uns valores e antes desses valores tens + ou -)
Os pneus a serem usados são: Se correres com light rain, são os intermmediates, se corres com heavy rain ou storm, são os rain tyres.
Mais informações sobre como correr na chuva: http://batracer.com/-ph?read&296
Se isto não vos ajudou, vou por aqui um tuto que saquei do site oficial do batracer sobre o car setup:
Parte 1: Para começar a fazer seu setup, entre em um jogo e vá em Garage => Car Setup.
Parte 2: Clique em 'Engineer's Advice' e anote as informações ali presentes, que são as estimativas, elas representam algo como:
Parte do setup: Estimativa baixa/Estimativa média/Estimativa alta
Wings: low/medium/high
Suspen.: soft/medium/hard
A.R.B.: loose/medium/stiff
Ride H.: low/medium/high
Tyre P.: low/medium/high
Gears: short/medium/high
Brake B.: safe/medium/loose
Parte 3: Valores bons para começar
Parte do setup: Estimativa baixa/Estimativa media/Estimativa alta
Wings: 24/50/76
Suspen.: 24/50/76
ARB.: 24/50/76
Ride H.: 24/50/76
Tyre P.: 24/50/76
Gears: 24/50/76
Brake B.: 34/50/64
Parte 4:
Preencha o setup com as informações necessarias e clique em TEST para realizar a volta.
Nas partes do setup que depois da volta mostra increase setting recomendo a você aumentar 8 [embora, a partir de certo ponto, o melhor seja desenvolver sua própria técnica]
Nas partes do setup que depois da volta mostra decrease setting recomendo a você dimiuir 8 [embora, a partir de certo ponto, o melhor seja você desenvolver sua própria técnica]
Parte 5:
A partir de sua segunda volta provavelmente você obterá alguns "filtros", exemplo:
O 'Engineer's Advice' me pedia asas em Low, eu comecei a tentar descobrir o Spot On com 24, depois da primeira ele me mandou um increase setting, eu coloquei 32.
Quando realizei minha segunda volta, apareceu uma especie de ''filtro'': Lo: 24 - Hi: 32
O correto, nesse caso, é colocar um valor intermediario entre 24 e 32, o correto é 28, para terminar o exemplo:
Eu coloquei o 28, na volta seguinte apareceu algo como: Lo: 28 - Hi: 32.
Coloque um valor intermediario entre 28 e 32, e assim por diante.
DRIVING STYLE
Não ligo muito a isto, mas também é muito importante.
Como não sou expert nesta matéria, vou por aqui uma merdita do site oficial:
Overall Speed/pace - Quanto mais rápido for, maior a possibilidade de um acidente.
Agressividade - Quanto mais agressivo for o piloto, mais fácil será ultrapassar, no entanto há um risco maior de uma colisão.
Use of tyres - Se o piloto for muito agressivo em relação aos pneus, conseguirá ser mais rápido inicialmente, no entanto, o desgaste será maior acabando por ser mais lento durante um conjunto de voltas mais longo. O piloto deve selecionar uma opção adequada à estratégia e pneus escolhidos.
Mechanical Sympathy - É possível extrair um pouco mais de performance do carro se o piloto estiver disposto a aceitar o maior risco de ter problemas mecânicos.
Pit Stop Speed vs Mistakes - Há aqui dois cursores, para piloto e equipe. Paradas cautelosas são mais lentas mas por outro lado há uma menor probabilidade de alguém cometer um erro e custar ainda mais tempo.
Race Start- Escolha entre fazer uma largada rápida ou um risco maior de deixar o motor ir pro saco ou outra calamidade. As ultrapassagens são mais fáceis na primeira volta, portanto o piloto pode escolher andar mais forte se está preocupado com ser ultrapassado ou simplesmente tentar compensar por uma má sessão de qualificação.
Ou seja, dou aqui as minhas “dicas”:
Overall Speed/Pace:
Dry – 75
Wet - 65
Agression:
Dry – 74
Wet – 64
Use of Tyres:
Dry – 36 (0 nos carsets 2011, 2012 e 2013)
Wet – 24
Mechanical Sympathy:
60 (menos de 30 no carset 1986)
Pit Stop Speed vs Mistakes:
You – 50
Mechanics – 50
Race Start:
Se puseste no inicio Aggressive, mete 70, se não, mete 85 para cima.
QUALI STRATEGY
Attempt 1 – Pace 60 – 1.2
Attempt 2 – Pace 80 – 1.3
Attempt 3 – Pace 100 – 1.3
Se estiver de chuva, claro que tem de ser diferente.
RACE STRATEGY
Start Tyre – Nos carsets 2011, 2012 e 2013, é o pneu que usam na Q3. O SS dura 13-15 voltas, soft entre 16 a 20, medium entre 21 a 25 e hard entre 26 a 32.
Paragens - Façam as contas com o que disse em cima.
Tyre Use In Changing Conditions – Soft e Hard - 0; Intermediate - 30; Wet - 75. No carset 1986, wet a 50.
Changing Tyres – 20
Team Co-Operation – Se fores um Schumacher da vida, desselecciona.
Target Track Position – A posição que queres ou que achas que consegues, dependendo da tua qualificação.
Main Rival – O teu maior rival do campeonato.
KERS – Eu vou por o KERS seleccionado, pois ajuda-me nas ultrapassagens e a proteger dos meus adversários. Usável apenas nos carsets 2009, 2011, 2012 e 2013.
Safety Car Reaction – O valor a ser usado é metade do valor entre os stints. Ex.: Se eu parar nas voltas 20 e 40, o valor certo é 10.
Pit Stop Reschedule – +3 que o valor do Safety Car Reaction.
TRUQUES (por carset):
Carset 2002 - Colocar 100 no Use of Tyres (no Driving Style); Parar sempre 2 vezes por corrida e usar Hard (em tempo seco).
Carset 2005 - Usar soft na quali. os pneus da qualificação tem se ser os mesmos da corrida. se usares 1.1 na qualificação, tens obrigatoriamente de usar 1.1 em corrida; tens de parar 2 vezes por corrida, a primeira paragem entre a volta 11 e 15, e a segunda é só dividires o numero de voltas - por exemplo: se a corrida tiver 58 voltas será: 58-15 = 43. divides por 2 e dar-te-à um valor, que neste caso é 21. Logo, nessa corrida em particular paras na volta 15 e na 36.
Carset 2007/2008 - Colocar 100 no Use of Tyres - Dry (no Driving Style); Parar sempre 2 vezes por corrida e usar Hard (em tempo seco).
Carset 2009 - Colocar 100 no Use of Tyres - Dry (no Driving Style); Parar sempre 2 vezes por corrida e usar Hard (em tempo seco).
Carset 2010 - Colocar 60 no Use of Tyres - Dry (no Driving Style); Parar sempre 1 vez, começando com soft, por corrida, e usar Hard (em tempo seco). Parar sempre no 1º terço da corrida.
Carset 2011 a 2013 - Colocar 0 no Use of Tyres - Dry (no Driving Style); Parar consoante o desgaste nos pneus. Cada pneu tem o seguinte tempo de desgaste: Supersoft - 10 a 15 voltas; Soft - 16 a 21 voltas; Medium - 22 a 25 voltas; Hard - 26 a 30 voltas.
by Daniel Ferreira
CAR SETUP
Aqui têm a parte mais fulcral do jogo. Nisto é que decide o bom carro que vocês têm.
Eu faço de duas maneiras: ou faço load do meu adversário, se ele estiver bem classificado ou faço o meu.
Ao fazer o meu, tenho de ir a Engineer’s Advice.
Naquelas letrinhas, ele têm a dizer o ponto ideal ao qual as merdas têm de estar.
Passo a explicar:
Se ele disser lower, less, softer ou looser, vocês metem logo, imediatamente 25 na barrinha
Se ele disser médium, vocês metem logo 50 na barrinha
Se ele disser high, harder, stiffer, more, longer ou aft, vocês metem logo 75 na barrinha.
Mas não pensem que aí o carro fica no ponto. Vocês têm de acertar o carro.
Vai aparecer uma cena rosinha por debaixo das barrinhas. Das duas uma:
- Ou diz increase, onde aí tens de subir a barra (eu subo 8 valores)
- Ou diz decrease, onde aí tens de diminuir a barra (eu desço 8 valores).
Tens OBRIGATORIAMENTE de ficar dentro do “lo” e do “hi”. Ao atingires o valor certo, vai te aparecer em baixo a dizer “spot on!”
Para ires descobrindo os valores, tens de ir fazendo voltas. E que pneus usar?
PNEUS A USAR DURANTE AS PRACTICES
Eu, nas primeiras voltas, uso sempre o composto 2.4 e 2.3 de Hard Slicks. Como temos umas 9, 10 voltas, uso cada composto 4 voltos. Depois nas 2 voltas finais, uso o composto 1.4 Soft Slick.
CAR SETUP (CHUVA)
Basicamente, fazes tudo como se tivesses a correr no seco, mas com chuva, no Engineer’s Advice, vai te aparecer uma info especial com certos valores que tens de aumentar ou diminuir (vão te aparecer uns valores e antes desses valores tens + ou -)
Os pneus a serem usados são: Se correres com light rain, são os intermmediates, se corres com heavy rain ou storm, são os rain tyres.
Mais informações sobre como correr na chuva: http://batracer.com/-ph?read&296
Se isto não vos ajudou, vou por aqui um tuto que saquei do site oficial do batracer sobre o car setup:
Parte 1: Para começar a fazer seu setup, entre em um jogo e vá em Garage => Car Setup.
Parte 2: Clique em 'Engineer's Advice' e anote as informações ali presentes, que são as estimativas, elas representam algo como:
Parte do setup: Estimativa baixa/Estimativa média/Estimativa alta
Wings: low/medium/high
Suspen.: soft/medium/hard
A.R.B.: loose/medium/stiff
Ride H.: low/medium/high
Tyre P.: low/medium/high
Gears: short/medium/high
Brake B.: safe/medium/loose
Parte 3: Valores bons para começar
Parte do setup: Estimativa baixa/Estimativa media/Estimativa alta
Wings: 24/50/76
Suspen.: 24/50/76
ARB.: 24/50/76
Ride H.: 24/50/76
Tyre P.: 24/50/76
Gears: 24/50/76
Brake B.: 34/50/64
Parte 4:
Preencha o setup com as informações necessarias e clique em TEST para realizar a volta.
Nas partes do setup que depois da volta mostra increase setting recomendo a você aumentar 8 [embora, a partir de certo ponto, o melhor seja desenvolver sua própria técnica]
Nas partes do setup que depois da volta mostra decrease setting recomendo a você dimiuir 8 [embora, a partir de certo ponto, o melhor seja você desenvolver sua própria técnica]
Parte 5:
A partir de sua segunda volta provavelmente você obterá alguns "filtros", exemplo:
O 'Engineer's Advice' me pedia asas em Low, eu comecei a tentar descobrir o Spot On com 24, depois da primeira ele me mandou um increase setting, eu coloquei 32.
Quando realizei minha segunda volta, apareceu uma especie de ''filtro'': Lo: 24 - Hi: 32
O correto, nesse caso, é colocar um valor intermediario entre 24 e 32, o correto é 28, para terminar o exemplo:
Eu coloquei o 28, na volta seguinte apareceu algo como: Lo: 28 - Hi: 32.
Coloque um valor intermediario entre 28 e 32, e assim por diante.
DRIVING STYLE
Não ligo muito a isto, mas também é muito importante.
Como não sou expert nesta matéria, vou por aqui uma merdita do site oficial:
Overall Speed/pace - Quanto mais rápido for, maior a possibilidade de um acidente.
Agressividade - Quanto mais agressivo for o piloto, mais fácil será ultrapassar, no entanto há um risco maior de uma colisão.
Use of tyres - Se o piloto for muito agressivo em relação aos pneus, conseguirá ser mais rápido inicialmente, no entanto, o desgaste será maior acabando por ser mais lento durante um conjunto de voltas mais longo. O piloto deve selecionar uma opção adequada à estratégia e pneus escolhidos.
Mechanical Sympathy - É possível extrair um pouco mais de performance do carro se o piloto estiver disposto a aceitar o maior risco de ter problemas mecânicos.
Pit Stop Speed vs Mistakes - Há aqui dois cursores, para piloto e equipe. Paradas cautelosas são mais lentas mas por outro lado há uma menor probabilidade de alguém cometer um erro e custar ainda mais tempo.
Race Start- Escolha entre fazer uma largada rápida ou um risco maior de deixar o motor ir pro saco ou outra calamidade. As ultrapassagens são mais fáceis na primeira volta, portanto o piloto pode escolher andar mais forte se está preocupado com ser ultrapassado ou simplesmente tentar compensar por uma má sessão de qualificação.
Ou seja, dou aqui as minhas “dicas”:
Overall Speed/Pace:
Dry – 75
Wet - 65
Agression:
Dry – 74
Wet – 64
Use of Tyres:
Dry – 36 (0 nos carsets 2011, 2012 e 2013)
Wet – 24
Mechanical Sympathy:
60 (menos de 30 no carset 1986)
Pit Stop Speed vs Mistakes:
You – 50
Mechanics – 50
Race Start:
Se puseste no inicio Aggressive, mete 70, se não, mete 85 para cima.
QUALI STRATEGY
Attempt 1 – Pace 60 – 1.2
Attempt 2 – Pace 80 – 1.3
Attempt 3 – Pace 100 – 1.3
Se estiver de chuva, claro que tem de ser diferente.
RACE STRATEGY
Start Tyre – Nos carsets 2011, 2012 e 2013, é o pneu que usam na Q3. O SS dura 13-15 voltas, soft entre 16 a 20, medium entre 21 a 25 e hard entre 26 a 32.
Paragens - Façam as contas com o que disse em cima.
Tyre Use In Changing Conditions – Soft e Hard - 0; Intermediate - 30; Wet - 75. No carset 1986, wet a 50.
Changing Tyres – 20
Team Co-Operation – Se fores um Schumacher da vida, desselecciona.
Target Track Position – A posição que queres ou que achas que consegues, dependendo da tua qualificação.
Main Rival – O teu maior rival do campeonato.
KERS – Eu vou por o KERS seleccionado, pois ajuda-me nas ultrapassagens e a proteger dos meus adversários. Usável apenas nos carsets 2009, 2011, 2012 e 2013.
Safety Car Reaction – O valor a ser usado é metade do valor entre os stints. Ex.: Se eu parar nas voltas 20 e 40, o valor certo é 10.
Pit Stop Reschedule – +3 que o valor do Safety Car Reaction.
TRUQUES (por carset):
Carset 2002 - Colocar 100 no Use of Tyres (no Driving Style); Parar sempre 2 vezes por corrida e usar Hard (em tempo seco).
Carset 2005 - Usar soft na quali. os pneus da qualificação tem se ser os mesmos da corrida. se usares 1.1 na qualificação, tens obrigatoriamente de usar 1.1 em corrida; tens de parar 2 vezes por corrida, a primeira paragem entre a volta 11 e 15, e a segunda é só dividires o numero de voltas - por exemplo: se a corrida tiver 58 voltas será: 58-15 = 43. divides por 2 e dar-te-à um valor, que neste caso é 21. Logo, nessa corrida em particular paras na volta 15 e na 36.
Carset 2007/2008 - Colocar 100 no Use of Tyres - Dry (no Driving Style); Parar sempre 2 vezes por corrida e usar Hard (em tempo seco).
Carset 2009 - Colocar 100 no Use of Tyres - Dry (no Driving Style); Parar sempre 2 vezes por corrida e usar Hard (em tempo seco).
Carset 2010 - Colocar 60 no Use of Tyres - Dry (no Driving Style); Parar sempre 1 vez, começando com soft, por corrida, e usar Hard (em tempo seco). Parar sempre no 1º terço da corrida.
Carset 2011 a 2013 - Colocar 0 no Use of Tyres - Dry (no Driving Style); Parar consoante o desgaste nos pneus. Cada pneu tem o seguinte tempo de desgaste: Supersoft - 10 a 15 voltas; Soft - 16 a 21 voltas; Medium - 22 a 25 voltas; Hard - 26 a 30 voltas.
by Daniel Ferreira