A sensação de estar na Copa Libertadores é fantástica, quando fui assistir ao sorteio da fase de grupos senti-me alguns nervos por estar na maior competição de clubes da América do Sul, era a primeira vez que ia participar numa competição destas e maior que isto só a Liga dos Campeões na Europa, que espero daqui a uns anos poder estar por lá. Por ser a minha 1ª experiência numa competição destas, era normal haver inexperiência ainda de minha parte, não é igual a forma de jogar do campeonato para a Libertadores.
Analisando o grupo que nos foi posto: Boca Juniors é claramente a melhor equipa do grupo, clube histórico do futebol sul-americano, dos mais titulados e impunha muito respeito. Depois, o Alianza Lima era desconhecido para mim, equipa campeã do Perú, não tinha qualquer informação sobre eles e o Bahia a mesma coisa. O meu grupo de jogadores também não tem muita experiência nesta competição, o objetivo é passar o grupo, mas acima de tudo ganhar experiência para competições futuras.
O 1º jogo do grupo era logo um jogo grande, frente a frente Boca Juniors e Universidad do Chile. Ambiente frenético como sempre é no La Bombonera, só de entrar naquele campo com aquela legião fãs a gritarem pela sua equipa até dava nervos e intimida qualquer adversário. Esperava-se um excelente jogo de futebol, com as duas equipas a jogarem bom futebol, o Boca Juniors alinhado no seu 4x4x2 enquanto que nós no tradicional 4x1x4x1 a jogar mais na contenção devido ao poderio atacante do adversário.
Desde cedo, o adversário tomou as rédeas do encontro e aos 11' minutos já estavam na frente do marcador com golo de Viatri, um excelente avançado que marca muitos golos. Tentámos responder com contra-ataques e aos 30' minutos conseguimos empatar o encontro por Fuentes, mas ainda antes do apito para o intervalo, Caruzzo restabeleceu o resultado a favor da sua equipa. Ao intervalo, o resultado era justo, o Boca criou mais oportunidades de golo. Tentei encorajar os jogadores ao intervalo, mas logo aos 46 minutos, o Boca fez o 3x1 e partir daí partiu para uma grande exibição até terminar o jogo em 5x2, não tivemos muitas hipóteses face ao domínio argentino.
Para além deste jogo do Grupo H, tivemos mais encontros com as restantes duas equipas do grupo e as coisas estiveram muito más. No jogo em casa diante do Alianza Lima, jogo em que esperava-se uma vitória nossa, fomos humilhados em nossa própria casa 1x4, não sei bem o que passou neste encontro, jogo que quis rapidamente esquecer e meter para trás das costas, porque foi demasiado mau e transmiti isso aos meus jogadores. No encontro seguinte, mais uma derrota, fomos ao Brasil enfrentar o Bahia e saímos de lá com nova derrota por 3x1. Fomos muito anjinhos nesta 1ª volta do grupo e isso paga-se caro. Esperemos fazer uma grande 2ª volta para ver se ainda dá passar à próxima fase. Estamos em último com 0 pontos, obviamente.
Para além dos jogos da Copa Libertadores, tivemos claro o campeonato em que estamos muito bem e que não perdemos qualquer jogo. Entrámos com o pé direito no novo mês com uma excelente vitória em casa do Unión Española por 3x1, equipa que costuma ser bastante chatinha, principalmente nos jogos em casa, dominámos do início ao fim do jogo, vitória mais do que justa. Após a pesadíssima derrota em casa perante do Alianza Lima, mostrámos muita personalidade no jogo seguinte em casa diante do San Marcos de Arica em que vencemos por 4x1, jogo de grande, grande nível da minha equipa, sufocámos por completo o adversário e fizemos um grande resultado.
A grande vitória do mês foi em casa do Audax Italiano. Adversário muito complicado e que fomos lá vencer, com algum sofrimento, por 1x0. Sofrimento porque não conseguimos resolver logo o jogo na 1ª parte, já que esta foi de domínio completo e na 2ª parte sofremos um bocado das investidas do adversário, mas felizmente conseguimos aguentar e conseguir uma grande vitória. No jogo seguinte em casa diante do O'Higgins um empate 2x2 foi o resultado final, os jogadores já andavam um pouco cansados do grande mês, por isso, dei de borla este empate. Tirando a Libertadores, fizemos um grande mês.
Depois de uma 1ª volta da Libertadores bastante decepcionante em que perdemos os três jogos e que devíamos ter, pelo menos, pontuado diante do Bahia e do Alianza, tínhamos que dar uma volta muito grande e começar a vencer os nossos jogos e esperar que os outros perdessem pontos, para que ainda pudéssemos sonhar com a passagem à próxima fase da prova. Ainda nada estava perdido, muito pelo contrário.
Tínhamos o primeiro encontro do mês em casa diante do Bahia, jogo em que tínhamos que vencer. O jogo foi muito morno, do início até ao fim do encontro, mas felizmente conseguimos uma precioso vitória pela margem mínima, uma vitória muito saborosa que nos dava alento para as próximas jornadas. No encontro seguinte, viajámos até ao Perú, à capital Lima onde iríamos defrontar o Alianza. Fizemos um jogo fantástico, dominámos do início até ao fim do jogo e isso levou a uma vitória confortável por 2x0. Estávamos muito perto do apuramento, tínhamos que vencer o Boca para isso acontecer...
... mas não aconteceu. P*ta de eficácia neste jogo. Começámos mal o encontro, começámos já a perder por 1x0, mas a partir daí domínio completo até ao final do encontro. Ragusa falhou um penalty, falhou outras tantas oportunidades, apenas conseguiu marcar por uma vez. O total de remates da nossa equipa foram 20 enquanto que o Boca rematou por 6 vezes, enfim, ficámos assim em último com 7 pontos.
Para a Apertura, começámos com uma vitória bastante tranquila em casa do La Serena. O adversário nunca teve argumentos para contrariar o nosso favoritismo, equipa bastante frágil e isso claramente nos facilitou a vida e conseguimos os três pontos. O jogo seguinte era o jogo mais complicado do mês, íamos a casa do Colo Colo onde fizemos um excelente jogo. Estivemos muito tempo na frente do marcador e o adversário já empatou na 2ª parte. O jogo acabou empatado, um belo resultado diante da melhor equipa até agora do Chile.
No jogo seguinte, vitória algo sofrida sobre o Everton (CHI) por 2x1. Dominámos todo o encontro, mas não matámos o jogo rapidamente e isso levou ao Everton atacar mais e criar mais perigo, as felizmente conseguimos uma importante vitória. Para acabar o mês, uma derrota surpreendente, mas desculpável. Tínhamos acabado de vir daquele jogo frenético diante do Boca e os jogadores estavam bastante cansados e isso levou à derrota.