14-01-2014, 19:01
Nunca na vida. Por melhor jogador que seja, sempre teve todas as condições, tecnologia, tudo. O Ronaldo teve tudo. De mão beijada ou não, teve tudo. Jogou no séc.XXI, ganha 1M€/mês, jogou nas duas maiores equipas do mundo, foi treinado por dois dos melhores treinadores de sempre, tem ginásios para trabalhar fisicamente, tem botas leves e com alta tecnologia, tem bolas leves e com alta tecnologia, tem a protecção dos árbitros no que diz respeito à regra de proteger os melhores jogadores. Ou seja, tem tudo o que o Eusébio não teve e nem assim se consegue ter uma certeza de quem é o melhor. Mas para mim, é sem dúvida o Eusébio. Foi operado 7(!) vezes ao joelho. Foi campeão europeu com o Benfica, que só por acaso era de um país fascista. Mesmo assim, jogou 4 finais, em 8 anos. Tem, ainda hoje, o recorde de participação portuguesa num mundial e não fez mais, porque era a Inglaterra que estava pela frente.
Por mais respeito que tenha pelo Ronaldo, e tenho muito, nunca será, como homem, aquilo que foi o Eusébio. E apesar de isso não ser futebol, influencia, e muito, a opinião que temos deles. Gostava que o Ronaldo melhorasse o lado pessoal dele para o mundo e não fosse só o menino querido de Portugal e Madrid, porque é cá que faz as boas acções. Ele é bom rapaz, e deve demonstrá-lo ao mundo, mas especialmente dentro de campo.
E acho que foi muito injusto que o Eusébio tenha morrido com a dúvida no ar de quem seria o melhor de sempre.
Ah, e não gosto muito dos temas sugeridos. Gostava de sugerir outros:
- Depois do Barcelona e mais recentemente, o Bayern, haverá alguma super-potência que mande no futebol europeu? Se sim, qual e porquê?
- Com o provável ressurgimento do Sporting e com a provável continuidade do bom trabalho realizado no Benfica, o Porto tem razões para sentir a sua hegemonia ameaçada?
- O que será do futebol português pós-Ronaldo? Há capacidades para continuarmos a ter boas selecções?
Por mais respeito que tenha pelo Ronaldo, e tenho muito, nunca será, como homem, aquilo que foi o Eusébio. E apesar de isso não ser futebol, influencia, e muito, a opinião que temos deles. Gostava que o Ronaldo melhorasse o lado pessoal dele para o mundo e não fosse só o menino querido de Portugal e Madrid, porque é cá que faz as boas acções. Ele é bom rapaz, e deve demonstrá-lo ao mundo, mas especialmente dentro de campo.
E acho que foi muito injusto que o Eusébio tenha morrido com a dúvida no ar de quem seria o melhor de sempre.
Ah, e não gosto muito dos temas sugeridos. Gostava de sugerir outros:
- Depois do Barcelona e mais recentemente, o Bayern, haverá alguma super-potência que mande no futebol europeu? Se sim, qual e porquê?
- Com o provável ressurgimento do Sporting e com a provável continuidade do bom trabalho realizado no Benfica, o Porto tem razões para sentir a sua hegemonia ameaçada?
- O que será do futebol português pós-Ronaldo? Há capacidades para continuarmos a ter boas selecções?