Eu não tenho gosto especial em trabalhar em reais, toda a gente sabe isso. Tenho trabalhado em fantasy, e tem sido só ultimamente, porque não tocava em kits há séculos. Para além disso, que me lembre estava de BO e andei a fazer um pack sozinho, sempre pedindo ajuda e sendo sempre negada/ignorada por quem não devia. Aqui devo deixar menção para o GS, que sempre se disponibilizou, e para o Danny, que mais tarde ajudou
Não percebo esta discussão sinceramente. Não fossem os kits reais, não havia fantasy. Ponto assente.
Há fantasy, há quem dê importância aos fantasy, há quem dê mais importância aos reais. Pessoas como o Shuffle por exemplo (embora o Shuffle seja tão talentoso que prendê-lo a kits reais seria um crime), que não joga FM e faz isto por hobby, acho muito bem que não tenham essa preocupação.
Agora quem faz kits fantasy para usar no jogo, claro que ficava bem ajudar nos reais. Mas se não ajuda, se não quer dedicar tempo a isso, se não tem paciência, é com cada um. Claro que era positivo termos mais ajuda. Mas não vale a pena estarmos sempre a dizer que fantasys são melhores ou que os reais é que valem, porque não leva a lado nenhum, nem vai convencer ninguém a ajudar mais ou menos.
Cada um é como é. Eu já só peço que não descredibilizem o trabalho de quem faz os kits reais. Feito isso já não sou um infeliz.
Da minha parte, está tudo dito. Quem prefere fantasy, faça fantasy. Mas se usam os kits reais, e têm interesse em ver o número de packs aumentar em vez de dedicarem o tempo todo aos fantasy ficava muito bem dar uma ajuda nos reais.
Mas isto funciona como os obrigados nos sites de legendas e outras coisas semelhantes. Cada um faz como melhor entende. Ninguém pode obrigar ninguém, e cada um decide por si mesmo. A diferença aqui, mais do que serem sempre os mesmos a trabalhar nos reais, é o número de packs que se disponibiliza, e quando é que são disponibilizados.
Vou dar um exemplo prático, vou citar nomes mas não quer dizer nada, é só para pegar nos users que temos no fórum.
Numa ou duas semanas eu fiz a Liga Espanhola, noutro tanto a Liga Inglesa. Mas para despachar qualquer pack em FMPT é preciso saber fazer templates. Vou pegar no exemplo da II Divisão.
Três séries, duas pessoas por série: Miki e Almeida na norte, Eu e Danny na Norte, Ginjo e Ricardo Carvalho na Sul. Só pessoas que sabem fazer templates. Séries não muito grandes. Estimo que todos concentrados nas suas tarefas e sem gastarem muito tempo diariamente, e esta Liga estaria feita numa semana. Arrasta-se há meses.
Packs mais rápidos, mais packs. Simples.
Isto tudo com users que temos no fórum e que já têm as skills necessárias. Não quer dizer que sejam users que só fazem fantasy, até porque à parte das competições, dos que referi só o Miki é que está frequentemente nos fantasy. Só quer dizer que se todos os que sabem ajudassem, era muito mais rápido o trabalho. O resto, para mim não interessa. Eu próprio faço fantasy e gosto, isso sim é um hobby, e faço o com muito gosto, caso contrário não estaria em tudo quanto são competições. Não quero ostracizar ninguém.
Mas se quem tem capacidades não tem prazer nenhum, nem vantagem nenhuma em ajudar nos packs reais, não vejo problema nenhum em só fazer fantasy. Achava mal se andassem todos a perguntar pelos packs reais sempre enfiados nos fantasy sem nunca ajudarem, assim, não me chateia nem um bocadinho.
Não acho que valha a pena tanto alarido. Gostava de ver mais gente a ajudar, sim. Mas não vale de nada tentar forçar gente a ajudar. Cada qual na sua e eu jogo pelas duas frentes
Mas agora que penso nisso, gostava de ver um pack real feito pelo Shuffle e pelo OKT (do OKT já vi, já trabalhámos juntos nisso até), e gostava de fazer um duelo fantasy com o Leonel e com o Danny. Epic stuff!