É simples, vai quem quer. Agora que não venham gajos dizer que estão contra sem nunca ter lá estado! Isso é estúpido...
Eu admito, estive lá cerca de 2 semanas e fartei-me e não é por isso que conheço menos gente que eu conheço muita gente na minha faculdade. Agora esta merda que se passa na televisão já enjoa. Eles passam a maior merda que se vê na praxe, também porque a há, mas não passam o companheirismo que lá se cria. Eu falo por mim, apesar de ter lá andado pouco tempo, fiz lá grandes amigos muito por causa da praxe, mas ao sair dela não fiquei pior ou melhor pessoa, simplesmente, não quis ir, não fui!
E o que o Sake disse no Youtube é muito, mas muito bem dito! As praxes não é para fazer de ninguém estúpido ou otário. Só o é quem quer. Se for anti-praxe, não tem mal nenhum!
Dar poder a idiotas dá idiotice. Mas é como tudo, depende sempre dos sítios e o foco não devia ser a praxe, devia ser sim onde a praxe é mal feita (se é que há uma forma de ser bem feita, mas isso já são outros trocados). É surreal, ano após ano, as histórias de malta a chafurdar em merda e semelhantes. Tudo porque vieram de fora e não querem estar num sítio onde são ostracizados, o que acaba por ser relativamente normal e esses são caçados por gajos com "poder" que mais parecem tubarões à procura da primeira presa vulnerável.
Eu este ano sou caloiro e aderi á praxe e posso dizer que foi 1 semana fantástica que vivi, fui mascarado de put*, admito que ao inicio não achei muita piada a ideia, mas na altura um dos veteranos disse-me que as put*s são as personagens sempre mais relembrades e que no final das praxes todos os caloiros que passaram pela perrsonagem adoraram e eu não fugi á regra, ando no ISCAL, acho a praxe uma maneira fantástica de integrar o caloiro na faculdade, conhecer grande parte dos colegas caloiros e criar uma grande ligação com os veteranos (atenção tambem não esotu a dizer que quem não vai as praxes não crie tais ligações). Como tá no inicio do tópico "o problema não é a praxe. O problema é de quem a faz", ali no ISCAL desde do inicio nos foi dito que se sentissemos que algo estava a passar dos limites para falar com os dr veteranos ou com o próprio dux e sei que houve caloires acabaram por lá ir e tudo se resolveu do melhor modo. A praxe varia de faculdade para faculdade, não enquadro de todo as minhas com algo relacionado com o Meco, o conselho que eu dou a quem não sabe se é a favor ou não foi o mesmo que me deram, exprimenta e depois tiras a conclusão se é algo que achas que vale a pena ou não
Acabei de vir de um jantar com a caloirada toda xz
"Ir ou estar no Dragão, é o mesmo que ir ou estar na casa e no coração de todos e cada um de nós, pois todos somos o Dragão, símbolo do nosso clube e da nossa cidade."
Mingos, post: 140590, member: 2 Escreveu:Acabei de vir de um jantar com a caloirada toda :lool:
:handclap: É esse o espírito.
Agora a sério,
Dizer que se gosta da praxe ou não, quando só lá estiveram 2 dias é ridículo. É completamente normal não gostarem ao início. Falo por experiência própria. Saí de lá mais cedo no primeiro dia e com vontade de não ir lá mais, completamente f*dido. E o meu pensamento era igual: "quem são estes gajos para mandarem em mim? lol" Ainda não sei o que me fez ir lá parar no dia seguinte, mas não podia ter optado melhor.
Deu-se o "click" entretanto e foi dos melhores tempos da minha vida. Acreditem que quando conhecerem o resto dos caloiros, quando começarem a ter "confronto" com as outras casas e a ficarem completamente roucos a gritar pela vossa universidade vão perceber. Vão criar ligações fortes e uns vão arrastar os outros. Custa-vos muito menos suportar tudo quando ao vosso lado têm o pessoal do VOSSO ano e que serão para sempre do vosso ano. Olham para o lado e vêem-nos, no matter what. Quando chegar a Queima, vão chorar e querer voltar atrás no tempo, lamentando o que perderam. :')
Ministro das Finanças, post: 140610, member: 78 Escreveu::handclap: É esse o espírito.
Agora a sério,
Dizer que se gosta da praxe ou não, quando só lá estiveram 2 dias é ridículo. É completamente normal não gostarem ao início. Falo por experiência própria. Saí de lá mais cedo no primeiro dia e com vontade de não ir lá mais, completamente f*dido. E o meu pensamento era igual: "quem são estes gajos para mandarem em mim? lol" Ainda não sei o que me fez ir lá parar no dia seguinte, mas não podia ter optado melhor.
Deu-se o "click" entretanto e foi dos melhores tempos da minha vida. Acreditem que quando conhecerem o resto dos caloiros, quando começarem a ter "confronto" com as outras casas e a ficarem completamente roucos a gritar pela vossa universidade vão perceber. Vão criar ligações fortes e uns vão arrastar os outros. Custa-vos muito menos suportar tudo quando ao vosso lado têm o pessoal do VOSSO ano e que serão para sempre do vosso ano. Olham para o lado e vêem-nos, no matter what. Quando chegar a Queima, vão chorar e querer voltar atrás no tempo, lamentando o que perderam. :')
Sim, eu fui ao confronto contra outras faculdades e não gostei. Acho ridículo gritarem comigo sem nexo nenhum... Acho ridículo as praxes porque são uma merda na minha faculdade, não me prejudica não ir em termos de integração...
Esse click até podia dar se fossem praxes bem feitas, com jogos decentes e sem as partes humilhantes/ridículas. Existe uma diferença entre ter piada e ser ridículo. Comer sem talheres e ridículo, fazer dois gajos fazer a posição 69 e ir acima e abaixo e humilhante...
Isso já depende de quem te praxa, claro está. Tiveste azar. Tenta dar outra chance, pode ser que corra melhor. Isso do gritarem contigo é uma questão de hábito que eu falei acima. Ao início ficas "f*da-se, cala-te caralh*" mas com o passar do tempo, entra a 100, sai a 2000
ginjo, post: 140603, member: 46 Escreveu:
Acho que é impossivel mandar pior boca à TVI! Muito bom!
Queres comparar? :lool: Foda-se, além de ser tudo controlado, com todos os médicos à disposição fizeram-no com consciência e a receb€r o deles. Não o fizeram para se 'integrarem' no espírito académico. Fizeram-no por dinheiro.
Eu concordo com o Miki neste caso, mas talvez não seja tão extremista. Se tudo correr bem para o ano vou para a faculdade e aí darei a minha opinião. E Volt, para conheceres os outros caloiros não precisas de ir às praxes. É o que acho. Nunca fui praxado do 1º ao 12º e conheço bué gente. Em muitos casos dão a desculpa de ser para 'integrar' os caloiros no meio académico para fazerem palhaçada. Se for preciso só lá vão nos dias de praxe e às quintas, de resto ficam em casa a dormir. Mas lá está, é a opinião que tenho de fora, por ouvir dizer, ou assim. Pode ser que quando for a minha vez que tudo mude na minha cabeça.
MiguelTrigueiros, post: 140629, member: 43 Escreveu:Eu concordo com o Miki neste caso, mas talvez não seja tão extremista. Se tudo correr bem para o ano vou para a faculdade e aí darei a minha opinião. E Volt, para conheceres os outros caloiros não precisas de ir às praxes. É o que acho. Nunca fui praxado do 1º ao 12º e conheço bué gente. Em muitos casos dão a desculpa de ser para 'integrar' os caloiros no meio académico para fazerem palhaçada. Se for preciso só lá vão nos dias de praxe e às quintas, de resto ficam em casa a dormir. Mas lá está, é a opinião que tenho de fora, por ouvir dizer, ou assim. Pode ser que quando for a minha vez que tudo mude na minha cabeça.
E é o que acontece grande parte das vezes. Claro que há malta que faz as cenas correctas mas são poucos.
MiguelTrigueiros, post: 140629, member: 43 Escreveu:Eu concordo com o Miki neste caso, mas talvez não seja tão extremista. Se tudo correr bem para o ano vou para a faculdade e aí darei a minha opinião. E Volt, para conheceres os outros caloiros não precisas de ir às praxes. É o que acho. Nunca fui praxado do 1º ao 12º e conheço bué gente. Em muitos casos dão a desculpa de ser para 'integrar' os caloiros no meio académico para fazerem palhaçada. Se for preciso só lá vão nos dias de praxe e às quintas, de resto ficam em casa a dormir. Mas lá está, é a opinião que tenho de fora, por ouvir dizer, ou assim. Pode ser que quando for a minha vez que tudo mude na minha cabeça.
O "integrar" parece-me que está a ser mal interpretado. A ideia não é tu conheceres pessoal, passares por eles uma vez por dia e dizeres olá. A ideia está naquilo que o Mingos escreveu acima. Para mim, enquanto doutor, podes crer que uma das coisas que mais me orgulha é ver o grupo de caloiros que eu praxo unido, a sairem juntos, a ajudarem-se, a cimentar amizades para a vida, a organizarem um jantar só de caloiros em casa de algum deles. Eu fui praxado e também passei por esse processo e conheci pessoal que tenho a certeza absoluta que não me falham se eu precisar deles, seja para o que for, dos mais variados cursos. (Malta que tenho a certeza que não conhecia se não fosse pela praxe)
Uma coisa é tu conheceres pessoal do 1º ao 12º e 95% das pessoas que conheces (percentagem maior, provavelmente) são da tua área de residência. Na faculdade é diferente. Chega muito gente de muitas zonas que conhecem 0. Fico contente, duas semanas depois, de os ver completamente adaptados, com amigos, com malta que lhes oferece alojamento para puderem ficar numa festa até mais tarde, caso não tenham transporte.
Estas coisas não acontecem com pessoal que conheces por fazeres um trabalho de grupo. As vivências mudam tudo.
Tudo depende de quem está a praxar-nos. Claro que há alguns doutores que só quero que se calem e que deixem outro falar connosco, mas há outros que nos cativam, e de facto põe-nos valores na cabecinha e lições de vida. E já agora, uma das coisas que me fez ganhar mais amor pela praxe (e foi, sem dúvida, o clique) foi o comboio do caloiro. Nunca me vou esquecer xz
"Ir ou estar no Dragão, é o mesmo que ir ou estar na casa e no coração de todos e cada um de nós, pois todos somos o Dragão, símbolo do nosso clube e da nossa cidade."