Não se pode cometer erros como os que cometemos hoje contra equipas do nível do Uruguai.
Se o Tabarez escrevesse o seu desejo para o jogo, seria mais ou menos o que aconteceu. Mérito do Uruguai que aproveitou da melhor maneira todos os momentos do jogo. Fortíssimos a defender, não permitindo praticamente nenhuma oportunidade de golo e muito fortes quando criaram perigo, mesmo que o tenham feito poucas vezes.
Concordo com o que o Trigueiros disse, jogámos na 2ª Parte o que o Uruguai permitiu e nunca senti que estivessem desconfortáveis com aquele tipo de jogo de estacionar atrás e confiar que Godín e Giménez fossem limpando as bolas da área. O Uruguai foi sempre mais agressivo e aguerrido que nós nos duelos e isso fez a diferença. Nem sequer criamos oportunidades suficientes para se poder falar de eficácia ou de falta dela.
Cavani é o MVP, fez dois grandes golos. Tenho pena que o Uruguai, que é uma equipa pela qual até tenho simpatia, provavelmente não vá contar com ele no jogo dos Quartos. Mas vamos lá ver se recupera.
Quanto a nós, é a questão que mais me custa falar, porque sinto novamente que temos mais capacidade que isto, temos mais talento do que este futebol que apresentamos demonstra. O talento está lá, e temos uma óptima geração (ou misto delas), mas temos um treinador e uma ideia (nula) de jogo que não joga para os pontos fortes dos jogadores e isso revela falta de inteligência e uma certa arrogância por parte do Fernando Santos. É certo que individualmente houve exibições menos boas e jogadores em baixo de forma, mas num bom colectivo os bons jogadores são ainda melhores e os menos bons conseguem passar despercebidos. No nosso caso, a falta de uma unidade e de colectivo não ajuda ninguém.
Mas vamos lá a notas e a balanços: Patrício um pouco mal colocado no segundo golo, Ricardo esperava mais, Fonte meh, Pepe teve um golo e um erro crasso no segundo golo, Guerreiro numa má forma desesperante. William ao seu nível embora sempre com muito espaço para jogar, Adrien meh, João Mário meh, Ronaldo a forçar imenso a sua jogada individual e a passar como um jogador banal pela partida, Guedes muito mal. Bernardo é o único que merece nota positiva, foi claramente o mais inconformado e o único jogador com rasgo e irreverência táctica para desfazer as linhas do Uruguai e tentar algo de novo e criativo. Que lufada de ar fresco é tê-lo na selecção. Como não podia deixar de ser, nota negativa para o Engenheiro, que não entendi porque colocou Manuel Fernandes em vez do outro Fernandes (para dar minutos de consolação num jogo decisivo?), porque raio tirou Moutinho e Cédric da equipa quando estavam a ser dos melhores, e porque raio continuou a insistir em Guedes após consecutivas exibições mal conseguidas. Oh well, isto é tudo muito estranho e tira-me do sério haver decisões tão irracionais que até um fã casual consegue perceber que estão erradas ou que são estranhas ou desadequadas.
Nós jogamos à bola e o Uruguai jogou futebol, algo que tem sido recorrente no passado recente. Derrota e eliminação justas mas que, infelizmente, não me parece que tenham consequências para já. Uma desilusão, dar esta demonstração no Mundial com o estatuto de campeões europeus.
When the snows fall and the white winds blow, the lone wolf dies but the pack survives.
Tem dois anos para mudar. Há alguns jogadores que não devem voltar à selecção, por razões diferentes. Cédric por ser muito inferior aos concorrentes (Ricardo, Semedo, Cancelo e Dalot), Fonte, Manuel Fernandes, Quaresma e Bruno Alves pela idade. Avaliar a situação do Moutinho. Gosto muito dele, mas se não quiser continuar compreende-se e o mesmo para o Pepe, mas do Pepe precisamos como de pão para a boca.
Tudo dito pelo menino Sobrado. É preciso uma lufada de ar fresco na selecção. Isto para não dizer que é necessário limpar a porcaria que coabita a Federação Portuguesa de Futebol.
"Azul, branca, indomável, imortal, como não pôr no Porto uma esperança se "daqui houve nome Portugal"?"
Desta vez foi o Uruguai a fazer de Portugal e a jogar à defesa e das 2 vezes que foram lá marcaram. Provamos claramente do nosso veneno e acaba por ser injusto sermos eliminados no único jogo em que jogamos bem.
Contudo voltamos a sentir mais uma vez a falta do Ruben Neves, não há velocidade de passe naquele meio campo, era preciso trocar a bola rápido de modo a abrir espaços e a tentar desmanchar o muro uruguaio, mas com a bola saía bastante devagar e andamos ali de um lado para o outro a tentar ver se caía alguma coisa do céu.
Ontem ficou bem visível o que é preciso, um 10. O William esteve o jogo todo sozinho na zona do meio campo, o Adrien ia muitas vezes às linhas e ninguém aparecia à entrada da área nunca. A ligação é sempre feita pelo William que joga muitas vezes recuado e tira o ímpeto de uma jogada de ataque.
O Bernardo Silva tem de começar a jogar no meio campo e deixar a ala para o RAFA!
Knowledge is free "Nothing is true, everything is permitted"
João Pimenta, post: 239000, member: 2535 Escreveu:Desta vez foi o Uruguai a fazer de Portugal e a jogar à defesa e das 2 vezes que foram lá marcaram. Provamos claramente do nosso veneno e acaba por ser injusto sermos eliminados no único jogo em que jogamos bem.
Contudo voltamos a sentir mais uma vez a falta do Ruben Neves, não há velocidade de passe naquele meio campo, era preciso trocar a bola rápido de modo a abrir espaços e a tentar desmanchar o muro uruguaio, mas com a bola saía bastante devagar e andamos ali de um lado para o outro a tentar ver se caía alguma coisa do céu.